Páginas




5 DICAS | CORES PARA DECORAR


Vamos falar de cores. O que elas transmitem, o que elas simbolizam e as cores perfeitas e fundamentais para uma casa, segundo a minha opinião que é apenas fundamenta em vivências e formas de encarar a vida.

A cor é essencial na decoração. Há milhares de “regras”, cores proibidas e cores obrigatórias. Mas, na realidade tudo depende de nós. Como utilizamos a nossa casa. Cada família tem a sua forma de viver: há quem a encare como um oásis e, para outros, é apenas um lugar para dormir. As cores que estas pessoas precisam são totalmente diferentes e, além disso, há o gosto pessoal de cada um. Eu não gosto de cor-de-rosa, mas de certeza que muitas pessoas que estão a ler esta publicação adoram essa cor na decoração.

Por tudo isto, estas são as minhas cores preferidas e vou apresentar-vos tudo sobre elas, segundo esta minha cabeça meio “rebuliça” e alguns dados retirados de publicações de estudos da cor.

1 – BRANCO CINTILANTE E TRANQUILIZANTE

Surpresa! Eu sei que já estavam à espera, é a cor que mostro e falo em 90% das minhas publicações, é a cor que tem que estar sempre como pano de fundo, mas também pode estar como elemento decorativo combinado com um fundo branco.

Símbolo da paz, da pureza e da limpeza. Conhecida como a “cor da luz” por refletir todas as cores do espetro. Para os ocidentais é também associada à alegria, enquanto no oriente é o inverso, é associada à morte, à tristeza e ao luto.

Na decoração transmite frescura, calma e dá a sensação de amplitude do espaço. Claro que em excesso (vamos lá saber o que é o excesso), pode criar a impressão de um ambiente frio, vazio e impessoal.




2 – AMARELO ALEGRIA

Gosto de amarelo. Não vou pintar um quarto de amarelo, mas adoro detalhes decorativos desta cor. Almofadas. Um tapete. Um quadro. Um cadeeiro. É uma cor muito forte, mas é uma cor muito feliz. Qualquer espaço transmite alegria com detalhes amarelos.

A cor amarela significa luz, calor, descontração, otimismo e alegria. O amarelo simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio. Em demasia pode provocar distração e ansiedade.



  

3 – AZUL TURQUESA DO MAR

Por acaso não tenho por hábito colocar esta cor em nenhuma das minhas decorações, mas gosto muito dela. Talvez por me recordar o mar, por eu adorar o mar e por ser uma cor que me transmite bastante serenidade.

Para os estudiosos das cores, o azul transmite tranquilidade, harmonia e serenidade, sendo muito usada na decoração de ambientes.




4 – VERDE, VERDEJANTE DAS PLANTAS

Adoro aquela cor que as plantas bem tratadas luzem, vibrantes e cheias de brilho. Normalmente utilizo este verde na sua versão mais natural, em forma de planta. Mas umas almofadas com motivos tropicais também calham sempre bem, em um ambiente positivo.

A cor verde significa esperança, liberdade, saúde e vitalidade. O verde simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude. Acalma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito. O verde é uma cor que harmoniza qualquer ambiente e traz boas energias, mas cuidado ao mistura-lo com cores muito fortes, pode criar o efeito contrário.




5 – VERMELHO, FORTE E MARCANTE

É uma cor forte e muito marcante, mas também cheia de vida e alegria. Gosto de a usar em pequenos detalhes, mais pequenos dos que uso em amarelo. Mas quase sempre a tenho presente, é uma cor que me traz boas recordações porque a associo ao meu pai e às papoilas, que era o nome que ele me chamava quando era pequena. Tal como vos comentava ao início, as nossas vivências são as que definem os nossos gostos e decisões, não os estudos científicos.

A cor vermelha significa paixão, energia e excitação. Estimula o sistema nervoso, a circulação sanguínea, dá energia ao corpo e eleva a autoestima. Um ambiente pintado de vermelho torna-se vibrante. Em excesso, pode provocar inquietação e nervosismo.




Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre o meu colorido gosto e sobre o que estas cores transmitem. Se quiserem deixar nos comentários qual é a vossa cor e porquê, seria interessante para percebermos as diferenças. A minha cor é o vermelho.

| siga todas as novidades do Meu Rebuliço no facebookinstagram e pinterest |

fonte: Significados


Sem comentários:

Enviar um comentário

 
COPYRIGHT © 2010-2017 MEU REBULIÇO BY CAROLINA SALEIRO